DIREITOS

Ter sua privacidade, individualidade e integridade física, psicológica e moral asseguradas em qualquer momento do atendimento.

Respeitar os seus valores éticos e culturais.

Ter a confidencialidade de toda e qualquer informação pessoal e segurança do procedimento.

Em caso de menor, incapacidade ou impossibilidade de manifestação de consentimento, o mesmo poderá ser realizado por representante legalmente autorizado.

Obter um atendimento digno atencioso, respeitoso e humanizada por parte de todos os profissionais de saúde, sem discriminação de qualquer natureza.

O paciente tem direito a informações claras, simples e compreensivas, adaptadas à sua condição cultural.

Ser atendido por profissional capacitado e constantemente atualizado.

Gestantes, idosos, portadores de deficiência e crianças de colo, tem preferência no atendimento e devem ser atendidos antes do público em geral.

Receber informações sobre o procedimento que será realizado.

Ter o direito de identificar o profissional por crachá preenchido com o nome completo, cargo e nome da instituição.

Ter direito de conferir a identificação do material coletado.

O paciente tem direito de receber explicações claras sobre o exame a que vai ser submetido e para qual finalidade irá ser coletado o material para exame de laboratório.

Consentir ou recusar de forma livre, todo e qualquer tipo de procedimento.

Ser informado verbalmente dos eventos adversos que está exposto quando realiza provas funcionais, como curva de lactose e glicose por exemplo.

DEVERES

Buscar informações para tomar ciência de todas as condições de atendimento na Instituição.
Conhecer e respeitar todas as normas vigentes da Instituição.

Ter em mãos os documentos oficiais com foto, necessários para o atendimento, bem como apresentá-los sempre que solicitado.

Honrar com seu compromisso financeiro e saldar suas despesas provenientes dos exames realizados por esta instituição.

Providenciar toda a documentação necessária para autorização do atendimento perante seu convênio médico, bem como entregar as guias de autorização de procedimentos que tiver na sua posse.

Respeitar os direitos dos demais pacientes e profissionais da instituição, tratando-os de forma civilizada e cortês.

Zelar pelo patrimônio privado da instituição colocado à sua disposição, visando seu conforto e o dos demais pacientes durante o período de atendimento.

Não fumar nas dependências da instituição.

Nos casos de pacientes menores de 18 anos, os deveres acima mencionados deverão ser seguidos também pelos seus pais, ou responsáveis.

Informar se compreendeu todas as orientações recebidas, e questionar em caso de dúvidas.

Assumir a responsabilidade pela recusa na realização dos procedimentos, ou descumprimento das orientações prestadas pelos profissionais.

Fazer uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) em casos específicos como pandemias por exemplo.

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